quinta-feira, 6 de agosto de 2015

River bate Tigres no estádio Monumental e conquista o tri campeonato da Copa Libertadores


Nesta quarta-feira (06), o River Plate bateu o Tigres (MEX) por 3 a 0 e conquistou a Copa Libertadores 2015.

O River foi o pior time da fase de grupos, vencendo apenas um jogo, e se classificou graças ao próprio Tigres que, após vencer o Juan Aurich (PER) por 5 a 4, classificou os argentinos. Os mexicanos se classificaram em primeiro no Grupo 6 com 14 pontos, o dobro do segundo colocado, e foram o segundo melhor time na classificação geral da fase de grupos, ficando atrás do Boca Juniors.

Para chegar à final, o River passou pelo rival Boca Juniors, num jogo polêmico onde torcedores soltaram gás de pimenta no túnel de acesso ao gramado, o que fez com que o Boca fosse punido com a eliminação, e consequentemente o rival fosse à quarta de final, na qual enfrentou o Cruzeiro e, após perder por 1 a 0 no Monumental de Núñez, venceu por 3 a 0 o jogo de volta no Mineirão. Na semifinal, passou pela surpresa da competição, o Guaraní (PAR), indo à final contra o Tigres.

O Tigres chegou à final passando pelo Universitario Sucre (BOL) nas oitavas, pelo Emelec (ECU) nas quartas e pelo Internacional nas semifinais, chegando na final como uma surpresa para muitos.

O River chegou à final com a vaga garantida no Mundial de Clubes no final do ano, pois, como os times mexicanos são apenas convidados a disputarem a Libertadores, eles não têm o direito de ir ao mundial, mesmo se ganharem a competição continental.

No primeiro confronto, no México, o jogo foi mais frio, sem muitas chances claras de gol, e com isso o placar terminou zerado. Para a segunda partida, com o estádio lotado e com a torcida esperando o título dos argentinos, os donos da casa propuseram mais o jogo, criando mais chances e com isso abriram o placar no final do primeiro tempo, aumentando aos 29 minutos da segunda etapa e sacramento a vitória quatro minutos depois.

Com o título, o River, que estava há quase 20 anos sem conquistar a Libertadores, conseguiu conquistar os últimos três torneios continentais organizados pela CONMEBOL (Sul-americana 2014, Recopa 2015 e Libertadores 2015), indo da Série B em 2011 a dono da América em 2015.

Por país, a Argentina lidera a classificação de maiores campeões da competição com 24 títulos, o Brasil vem em segundo com 17 e o Uruguai em terceiro com oito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário