sábado, 6 de agosto de 2016

Cerimônia de abertura da Rio-2016 encanta o mundo


Das Américas à Europa. A cerimônia de abertura das Olimpíadas-2016 não encantou apenas os brasileiros - inclusive os que acreditavam que não daria certo por todos os problemas envolvidos - mas encantou as mídias internacionais. 

O americano Washington Post destacou, após dizer há alguns dias que teríamos a "Olimpíada da sujeira" devido aos vários problemas na organização, o "Rio, pelo menos por uma noite, está fazendo o que faz de melhor."

Outro americano, o Boston Globe afirmou: "Se você estava em dúvida sobre assistir à cerimônia de abertura, vale a pena! Uma apresentação visualmente deslumbrante."

Muitos ressaltaram, também, o "show de luzes, imagens e sons" que pôde ser visto no Maracanã. Como sempre, a modelo brasileira e também uma das celebridades mais famosas do mundo, Gisele Bundchen não passou despercebida quando, ao som de "Garota de Ipanema" tocada no piano por Daniel Jobim, neto de Tom, atravessou o cenário da abertura e encantou o mundo.

A 'gambiarra' e o maracatu foram destacados por jornais americanos. O New York Times tentou explicar a 'gambiarra'. "Acho que eles querem dizer que isso teve um baixo custo e pouca tecnologia, mas tem muita energia, orgulho e emoção".

O Washington Post resumiu o maracatu em "um amontoado de sons de bateria". "É a real celebração da rica cultura musical do Brasil", continuou o jornal americano sobre a festa de abertura.

Segundo os organizadores da festa, a ideia era fazer "mais com menos", referindo-se ao baixo orçamento e pouco espaço do Maracanã, e passar uma mensagem sobre o meio ambiente: "salvemos o planeta", como lembrou o espanhol Marca. O britânico The Guardian ainda destacou: "Um contraste interessante das duas últimas cerimônias de abertura. O tema de Pequim 2008 foi 'A China é ótima', Londres 2012 foi 'A Grã-Bretânia era ótima'. O tema de hoje à noite? Ou nós começamos a fazer alguma coisa sobre o meio ambiente ou talvez nós não tenhamos muitas olimpíadas para celebrar no futuro."  

Um dos pontos altos da cerimônia foi a homenagem à Santos Dumont, quando uma réplica do 14-bis saiu voando de dentro do Maracanã e passou pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Outro destaque vai para um feito inédito nos Jogos Olímpicos: a entrada da delegação de atletas refugiados, que foi aplaudida de pé por todos os presentes no estádio. 

Do hino nacional cantado e tocado por Paulinho da Viola ao acendimento da pira olímpica por Vanderlei Cordeiro de Lima. Essa foi uma das melhores e mais espetaculares - principalmente por todas as dúvidas e fatores envolvidos - cerimônias de abertura que já teve.

Parabéns, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário