segunda-feira, 8 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS: Brasileiros conquistam resultados históricos para a esgrima brasileira

Nathalie Moellhausen e Guilherme Toldo

Neste fim de semana, Nathalie Moellhausen e Guilherme Toldo chegaram às quartas de final na espada e florete individual feminino e masculino respectivamente, mas foram eliminados por seus adversários. Porém, realizaram um feito inédito ao atingir a melhor campanha da história brasileira na esgrima em Olimpíadas.

Nathalie, uma italiana naturalizada brasileira, estreou diante da norte-americana Kelley Hurley e venceu por 15 a 12. Nas oitavas de final, passou pela francesa Marie-Florence Candassamy também por 15 a 12. Mas, depois de um duelo equilibrado, a brasileira foi superada pela também francesa, Lauren Remby, pelo mesmo placar de 15 a 12, na Arena Carioca 3.

Guilherme Toldo fez sua estreia diante do austríaco Rene Pranz e, depois de abrir 8 a 4, viu seu adversário virar para 14 a 13, precisando de apenas um ponto para avançar. Mas Guilherme conseguiu manter o foco e venceu por 15 a 14. Para chegar às oitavas, Toldo passou pelo japonês e favorito, Yuki Ota (atual campeão mundial e prata em Pequim 2008 e Londres 2012) por 15 a 13. Nas oitavas, a vítima foi o campeão asiático Ka Long Cheung (19), de Hong Kong, fechando o duelo em 15 a 10. Mas nas quartas, o italiano Daniele Garozzo conseguiu manter a vantagem sobre o brasileiro, venceu por 15 a 8 e avançou à semifinal do florete individual.

Ambos caíram de cabeça erguida. Mesmo com todas as dificuldades que os atletas de modalidades menos reconhecidas e de um investimento muito inferior ao do futebol masculino, eles, assim como Felipe Wu do Tiro Esportivo, superaram todas as dificuldades como, por exemplo, não ter equipamentos ou lugares para treinar, e foram ao Rio-2016 em busca de uma medalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário