sábado, 20 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS: Martine e Kahena ficam com o ouro e mantém a tradição olímpica da vela


Amigas de infância e campeãs mundias em 2014, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro na vela categoria 49er FX, que foi decidida apenas na última regata, na qual quatro duplas estavam empatadas em primeiro lugar no início da disputa.

As brasileiras passaram em terceiro lugar nas três primeiras boias e assumiram a liderança apenas na parte final da regata, se defendendo dos 'ataques' neozelandeses e cruzando a linha de chegada em primeiro (21min21s), apenas dois segundos à frente das rivais.

Com a prata garantida, Martine e Kahena decidiram arriscar. Na última boia, elas ultrapassaram a equipe da Nova Zelândia ao optarem por um lado da raia e as rivais pelo outro. A partir daí elas se mantiveram na liderança, mas as neozelandesas começavam a encostar, o que deixou a reta final muito emocionante. Ao cruzar a linha de chegada, as brasileiras pularam na água e comemoraram com o público presente na praia.

O ouro ficou com Martine e Kahena, que terminaram a competição com 48 pontos perdidos. Molly Meech e Alex Maloney, da Nova Zelândia, ficaram com a prata, com 51 pontos. O bronze foi para as dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen, com 54.

A medalha da dupla brasileira manteve a tradição da vela brasileira, que garante ao menos uma medalha desde Atlanta-1996. Martine garantiu, também, a hegemonia da família Grael que agora soma oito medalhas olímpicas (Torben Grael, cinco medalhas - duas de ouro, uma de prata e duas de bronze; Lars Grael, dois bronzes; e agora Martine Grael, um ouro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário