segunda-feira, 8 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS: Judoca faz história e conquista a primeira medalha olímpica da história do Kosovo

Majlinda Kelmendi se emociona ao receber a primeira medalha do Kosovo em Olimpíadas

A judoca Majlinda Kelmendi é a primeira medalhista olímpica da história do Kosovo, um dos países mais jovens do mundo. Ao vencer a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg, a atleta subiu no lugar mais alto do pódio, conquistando o ouro.

Bicampeã europeia (2014 e 2016) e mundial (2013 e 2014), Majlinda foi a porta-bandeira da equipe kosovar na cerimônia de abertura da Rio-2016. Domina sua categoria há quatro anos (primeira no ranking mundial).

Antes da final, a judoca bateu a suíça Evelyne Tschopp; Christianne Legentil, das Ilhas Maurício; e a japonesa Misato Nakamura, atual número três do mundo, na semifinal. Na decisão, superou a italiana Odette Giuffrida, 10ª do mundo, por um 'yuko'.

Após ter seu pedido, de ser uma atleta independente, recusado, Majlinda competiu pela Albânia nas Olimpíadas de Londres 2012 para não representar a Sérvia, país de que Kosovo havia se tornado independente.

Desde 2012, a atleta kosovar tem recebido inúmeros convites de naturalização. Algumas nações árabes, inclusive, ofereceram milhões para ela se mudar para o país, mas ela nunca aceitou o dinheiro por ter amor ao seu país e ter o desejo de poder representá-lo. A recompensa veio em ouro, neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário