domingo, 7 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS: Felipe Wu, do tiro esportivo, conquista a primeira medalha para o Brasil


Após 96 anos, o tiro esportivo voltou ao pódio olímpico com um representante brasileiro.

O paulistano Felipe Wu, do tiro esportivo pistola de ar 10m, subiu ao pódio na tarde deste sábado depois de fazer 202,1 pontos em seu primeiro - de muitos - Jogos Olímpicos. O ouro (e recorde olímpico) ficou com o vietnamita Xuan Vinh Hoang, que fez 202,5 pontos e o bronze foi do chinês Wei Pang com 180,4 pontos.

Felipe esteve atrás do vietnamita desde a quarta série, mas na penúltima rodada o brasileiro conseguiu um belo tiro e arrancou 10,2 pontos, enquanto seu adversário fez 9,2 pontos.

Segundo o próprio brasileiro "a tática é atirar um pouco mais rápido no final porque sei que não só aqui, com esta torcida gigante, mas também em outros eventos, sempre acontece uma reação da torcida. Então eu atirei e a torcida fez o papel dela. Eu sabia que tudo podia acontecer: tanto ele fazer um tiro bom quanto um ruim."

Precisando tirar uma diferença de dois décimos, o vietnamita ouviu vaias e gritos ensurdecedores que tentavam tirar sua concentração e fazê-lo errar. Mas o adversário se manteve frio e com uma tiro beirando a perfeição, alcançou 10,7 pontos (0,2 a menos do que o perfeito) e chegou ao primeiro lugar com uma diferença de 0,4 pontos para Felipe.

Com a sensação de dever cumprido e o reconhecimento da torcida, que cantou o hino nacional para o segundo colocado, Felipe, um estudante de engenharia aeroespacial que treinava em seu próprio quintal por simplesmente não ter um estande para treinar, se despede dos 10m (sua prova predileta e onde se sai melhor) para, já nesta quarta-feira, disputar as classificatórias para os 50m.

Foi medalhista de ouro no último Pan-Americano, em Toronto 2015. Campeão de duas etapas da Copa do Mundo de tiro esportivo, ambas em 2016, em Bancoque (março) e Baku (junho). Também tem duas medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos, em 2010 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário