sábado, 13 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS: Teddy Riner fica com o ouro e confirma supremacia no judô


Uma das medalhas mais "certas" desta Olimpíada, o ouro de Teddy Riner no judô o tornou bicampeão olímpico e aumento sua invencibilidade: 112 lutas ou 6 anos. Com oito títulos mundiais, o francês é o 'rei' do judô e absoluto na categoria acima de 100 kg.

Teddy fez fila nos rivais para ficar com o bi olímpico. Na primeira luta, ganhou de Mohammed Amine Tayeb, da Argélia, por ippon logo no começo da luta. Nas quartas de final, enfrentou o brasileiro Rafael Silva, o "Baby", e ganhou por um wasari, tirando o brasileiro da disputa do ouro.

Na semifinal, bateu o israelense Or Sasson após um luta muito dura, na qual seu rival conseguiu equilibrar as ações do francês e que estava empatada em um shido pra cada lado, mas, quando o cronômetro marcava um segundo para o final do combate, Teddy aplicou um sumi-gaeshi e venceu por wasari. Na decisão, foi a vez do japonês Hisayoshi Harasawa tentar pará-lo, mas em vão. O francês venceu o combate muito truncado em razão das punições sofridas pelo rival.  

Três de seus 10 títulos foram conquistados no Rio de Janeiro. Dois mundiais, 2007 e 2013, e agora o ouro olímpico. Teddy afirma ter um carinho especial pelo Brasil e, principalmente, pelo RJ por ser "onde tudo começou", segundo ele. 

Além dos ouros em Londres e Rio de Janeiro, o francês tem um bronze em Pequim-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário